Como contratar funcionários para farmácias? Um dos principais desafios para empresas do setor do varejo que não possuem um time de RH interno é a dificuldade em desenvolver um processo de recrutamento e seleção. Para farmácias de pequeno e médio porte este desafio não é diferente. Vamos entender algumas práticas interessantes para adotar na hora de contratar novos profissionais para a sua farmácia.
Mais do que preencher uma vaga, elaborar um bom processo de recrutamento e seleção consiste em encontrar o talento correto que esteja alinhado tanto tecnicamente quanto culturalmente aos requisitos da sua farmácia.
A fim de reter o maior número de talentos possíveis e também evitar a alta rotatividade de profissionais dentro da sua farmácia, trazendo mais produtividade e resultados para o seu estabelecimento.
Recrutamento para o setor farmacêutico:
O processo de contratação em farmácias possui similaridades no processo de recrutamento e seleção de outros segmentos, entretanto apresenta algumas peculiaridades próprias do setor. Antes de dar início ao recrutamento, é fundamental definir de forma clara as responsabilidades e expectativas em relação à vaga a ser preenchida.
Elabore uma lista detalhada das tarefas que o profissional irá desempenhar, como atendimento ao cliente, conferência de receitas médicas e organização de medicamentos. Também é importante desenhar o perfil deste candidato relacionado à parte comportamental e cultural, com objetivo de trazer um profissional alinhado com as premissas e valores da sua equipe e empresa.
Passo a Passo para contratar funcionários para farmácias:
Aqui na VS Consultoria em RH, além de mapear o candidato com as habilidades técnicas solicitadas para a vaga também nos preocupamos em atrair talentos que tenham maior aderência com os valores e objetivos da farmácia, diminuindo assim, as chances deste profissional se desanimar no meio do caminho. Observe abaixo um passo a passo para contratar funcionários para a sua farmácia.
01. Entendimento sobre a vaga:
Primeiro passo é entender o cargo que será preenchido, exemplo, atendente ou balconista, auxiliar administrativo, farmacêutico, gerente, etc. Cada função tem responsabilidades e exigências próprias.
Após entender o cargo, com base nas informações, crie um perfil detalhado, focado em competências técnicas e comportamentais que o candidato ideal deve possuir. Exemplo: nível de experiência necessário, formações, perfil comunicativo ou mais analítico. Para se inspirar leia o artigo relacionado a descrição de cargos.
02. Atração de Talentos:
A maior dica para otimizar tempo no processo de divulgação é utilizar plataformas ou perfis locais de divulgação de emprego ou até mesmo os perfis sociais da empresa. Procurar por portais de vagas específicas para a área farmacêutica também pode ser um bom aliado para lhe auxiliar a encontrar perfis mais semelhantes ao da sua vaga.
03. Triagem e avaliação:
Após a divulgação vem a etapa mais minuciosa de avaliação de currículo, onde você deve observar se o candidato possui as competências iniciais que você desenhou lá na etapa de entendimento sobre a vaga.
04. Entrevistas:
Feita a separação dos perfis em potencial, para contratar funcionários para farmácias, é hora de irmos para as entrevistas, onde serão validadas as habilidades e competências do talento para preencher a vaga.
Com este guia inicial, você terá um direcionamento inicial para estruturar o seu próprio processo de recrutamento e seleção para encontrar os melhores talentos para a sua farmácia. Na VS Consultoria, auxiliamos empresas do setor farmacêutico a encontrarem talentos através da metodologia de recrutamento por competências, o que aumenta a efetividade na hora de contratar novos funcionários para farmácias.
Competências mais valorizadas em profissionais do setor farmacêutico:
Para você que está em dúvida sobre quais competências levar em consideração na hora de contratar funcionários para farmácias, aqui vão 4.
Conhecimento Técnico: mais do que possuir formação, é importante entender se o profissional possui conhecimento relacionado a ações do dia-a-dia como: manipulação de medicamentos, suas funções e efeitos colaterais para oferecer um suporte efetivo.
Boa Comunicação: tanto a comunicação com o cliente quanto a comunicação com a equipe deve ser cordial, clara e assertiva.
Organização: por se tratar de um estabelecimento que possui estoque, possuir uma autodisciplina para manter os produtos e demandas organizadas é fundamental para um bom andamento dos processos diários.
Atenção aos detalhes: ponto clichê que costuma ser citado em muitas entrevistas o “ser detalhista” deve ser seguido à risca tanto para partes mais técnicas como manipulação de remédios quanto no atendimento ao cliente. Lembre-se que o profissional da farmácia também é responsável pelo direcionamento correto para o cuidado da saúde e bem estar dos seus clientes.
Estruturar um processo de recrutamento e seleção é essencial para contratar bons funcionários para a sua farmácia. Com uma metodologia de recrutamento bem elaborada você consegue extrair as informações de maneira mais clara e coesa lhe ajudando em na tomada de decisão de forma mais assertiva.
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